terça-feira, 7 de agosto de 2007

Voltei \o/ (O RLY?)

Pois é, quase todos vocês devem já saber, but who cares?

Eu estou de volta, crianças (pros que ainda não sabem, desde o fim do mês), e teria muita coisa pra contar a vocês... se tivesse saco e se não tivesse contado em particular a cada um que estivesse interessado. =P Portanto, por ora vou falar de frivolidades (ou não), e posteriormente prepararei um relatório de viagem. Afinal, não foi pouca coisa... Estava pensando, dessa vez, em falar sobre coisas que rolaram enquanto estive fora, mas acho que não é necessário falar do que todos já sabem... Posso fazer algo depois, aproveitando o gancho da crise aérea e do Pan. Falemos então do presente, aproveitando para comentar sobre duas obras nas quais estou de olho e passei a acompanhar ultimamente: a clássica graphic novel Watchmen; e a minissérie Guerra Civil, da Marvel.

Então vamos começar pelo passado e falar desta publicação que desafiou a indústria de super-heróis na época, ao apresentar personagens mais humanos e uma história bem mais madura. Watchmen, criada por Alan Moore, com arte de Dave Gibbons e John Higgins.


A obra se passa na Guerra Fria e conta a história de super-heróis (a maioria sem super-poderes de verdade) que estão atualmente fora da ativa por conta da falta de atrativos da vida de aventuras (ajudando para isso o fato de se sentirem obsoletos com o aparecimento do Dr. Manhattan [Jon Osterman, um cientista que foi acidentalmente desintegrado e milagrosamente se recompôs, adquirindo poderes miraculosos sobre a matéria e uma percepção sobre-humana do espaço-tempo, além da capacidade de teleportar o que quiser e de ser praticamente imortal]), e também por causa de uma lei que proibiu a atuação de super-heróis com exceção do Dr. Manhattan e do Comediante (Edward Blake, um herói das antigas, agressivo e amoral, que combate o crime como um guerrilheiro).
Só que um anti-herói chamado Rorschach, ilegalmente ativo, ao investigar um assassinato, descobre que a vítima foi justamente o Comediante, e passa a suspeitar de um plano para eliminar os heróis (ou "matar máscaras", como ele diz), que vai se confirmando aos poucos...

É por aí a história. Estou atualmente na #2 e é realmente interessante. Vale pela história, pelos personagens... Tô louco pra ler o final... E aproveitando que vão fazer filme, leiam a graphic novel antes pra se situar, é uma boa pedida.

Passando pra segunda obra: a "polêmica" série da Marvel, um dos lançamentos do ano, dispostos a mudar o Universo Marvel (de novo). Depois de sagas envolvendo mutantes e a própria realidade, está na hora de lidar com outro ponto de vista não menos delicado. Estoura, no Brasil, a Guerra Civil, por Mark Millar e arte de Steve McNiven.



A trama começa na cidade de Stamford, quando os Novos Guerreiros, em um ato imprudente, iniciam uma luta com supervilões de nível mais alto, que culmina em uma grande explosão gerada pelo vilão Nitro, matando centenas de pessoas, boa parte delas sendo crianças. Esse incidente foi a gota d'água para surgirem protestos e agressões contra super-heróis. Em meio a isso tudo, é proposta a Lei de Registro de Super-Humanos, que determina que todo super-herói, em território norte-americano, deve se registrar (abdicando, para isso, de sua identidade secreta) e receber treinamento para aí sim, passar a ser um vigilante, de distintivo e tudo, recebendo salário e outros direitos trabalhistas, e respondendo publicamente por seus atos. Basicamente, os mascarados tornam-se superpoliciais.

É claro que nem todos concordam com a idéia, o que acaba por dividir a comunidade super-humana em 2 lados: a ala pró-registro, liderada pelo Homem de Ferro; e a ala anti-registro, liderada pelo Capitão América. Já deu pra imaginar o que vai acontecer a partir de então, né? Então, é só escolher de que lado você quer ficar... ou faça como eu:


Pois bem, no final das contas, são duas séries bacanas, interessantes e que falam de aspectos que não costumam ser abordados com freqüência. Vale a pena dar uma olhada e fazer uma reflexão... Pra pelo menos não dizerem que quadrinhos não fazem pensar. =P Mas de boa, eu recomendo a leitura pra quem gosta de HQs ou só pra quem ficou curioso. E ainda tem Planeta Hulk chegando... Então aguardem, que a safra desse ano promete.

Bem, isso é tudo por hoje, espero que não tenha ficado tão longo... x_x
Então, aos que leram até aqui, obrigado pela audiência e pela paciência, domingo que vem tem mais!
*fake, Faustão'd*

2 comentários:

Anônimo disse...

aew aew 8DDD depois da discussão sobre a bendita crase, você finalmente postou uhahuahua :B e... o que eu tinha de comentar eu já te disse por msn XD então.. é só :D beeijo :*~~

dieth- disse...

\o-o/ Hellows!
Civil War Rula mesmo! \o/
Leiam q eh MTO FOZ XD/ *fazendo propaganda nos comentários do migeru*