terça-feira, 3 de julho de 2007

"Apertem os cintos, estaremos passando por uma área de instabilidade..."

Bom gente, cá estou eu de novo. Aproveito o momento e o tema pra antes desejar à minha amiga Gik que tenha feito uma boa viagem (se tudo correr bem, já deve ter chegado ao seu destino a essa hora, então espero que tenha corrido tudo bem), que se cuide e se divirta bastante, oquei? \o

Agora, aproveitada a deixa, vamos ao assunto principal desse meu segundo post. Como todos sabem, é época de férias. Todo mundo aproveitando a praia, os parentes, os amigos, os programinhas marotos... e claro, viajando muito, principalmente para locais distantes o bastante para requerir o uso de uma certa ave gigante de metal, vulgo avião. Mas é sabido também que o nosso sistema aéreo tá, inconvenientemente, um samba do crioulo doido. Multidões esperando embarcar nos seus vôos, apoiadas em suas malas (até mesmo sentadas ou dormindo sobre elas), controladores de braços cruzados, Infraero e Governo Federal sem querer tirar a bunda do sofá... Então, pra me informar mais a respeito,
conversei com o Guilherme/Drokken e o Kadu/Magus sobre o assunto, e cheguei a algumas conclusões...

Bem, como acontece em todo grande fato, este teve causas conjunturais (uma pilha de galhos secos e gasolina que foi se amontoando num canto) e efetivas (a faísca que faltava pra tocar nos galhos e gasolina e começar o fogaréu). No caso, os galhos e gasolina foram, principalmente, a greve dos controladores (reinvindicando melhoras nos salários, além de alegar falta de preparação dos novatos e acredito que também a falta de reciclagem dos mais velhos) e a insuficiência dos mesmos pra cuidar da bagaça toda; as condições climáticas desfavoráveis (neblina, por exemplo); além do equipamento ultrapassado e apresentando falhas gravíssimas (aviões fora da posição real no radar, perdendo sinal, ganhando "clones"... Sem contar os aviões antigos e sem manutenção, pistas incapazes de suportar a demanda de aeronaves...); além, é claro, da negligência dos pilotos. Mas, como sempre, é preciso que alguma coisa efetiva aconteça pra gente tomar conhecimento e as soluções comecem a ser buscadas. E a faísca da vez foi a queda do avião da Gol, em 29 de setembro do ano passado, ocasionando a morte de mais de 150 pessoas, a maior tragédia da aviação brasileira. Bastou isso acontecer pra mídia começar, enfim, a prestar atenção nos problemas já antigos pelos quais o nosso sistema aéreo passava e poucos sabiam. E já que o assunto caiu no conhecimento do povo, os controladores provavelmente decidiram que esta seria a hora certa de iniciarem os protestos, e aí começou a nossa crise atual de fato.


"Sim, eles usam Windows 98. Temam. Muito." - Raphael "Green Korn"


Vários vôos atrasados e cancelados, pessoas perdendo tempo e oportunidades, etc. Invoco aqui, então, a obra de Machado de Assis chamada "Cinco Minutos", para ilustrar a situação. Pensem: se o protagonista não tivesse se atrasado cinco minutos, ele talvez nunca teria encontrado o amor de sua vida. Mas e se ele se atrasasse DEZ minutos? O que quero dizer é que a situação anda insustentável, quando já poderia ter sido resolvida há mais tempo; mas parece que um fica jogando a culpa no outro em vez de se mexer e fazer alguma coisa pra melhorar. Típico.

Isso me faz lembrar, já começando a divagar, de uma greve de ônibus que houve aqui na cidade faz uns meses, e do que um colega meu proferiu mais ou menos assim na ocasião: "Se eu fosse o dono dessa companhia, botava os caras na rua. Se eles não querem trabalhar, tem um monte de gente aí querendo trabalho, eu posso muito bem substituí-los". O que interpreto é que ele quis dizer que os motoristas/controladores tão "frescando", quando deveriam estar trabalhando. Não que eu concorde totalmente, eles tão certos em exigir seus direitos (aliás, é uma coisa que o cidadão deveria estar fazendo, pra forçar o governo/Infraero/whateva a tomar alguma atitude), mas também nada de chiliques... E essa é uma mensagem que eu e os amigos digníssimos (pelo menos, muitos de vocês) já vimos ser repetida e ignorada à exaustão.


E vale lembrar: isto é só uma parte do problema com os transportes no nosso país. Ainda tem a questão das rodoviárias e das estradas, outro problema comum nas férias, mas acho que isso pode ser deixado para outra oportunidade.


E minha opinião sobre isso? Bem, o que eu sei é que já é um saco ficar esperando o avião chegar, comer pouco e ficar sem ter o que fazer lá dentro. Não quero que isso tudo piore as coisas quando eu, meus amigos ou qualquer pessoa forem viajar pra qualquer lugar.

Finalizando, agradeço mais uma vez ao Magus por ajudar na formação das minhas suposições, e principalmente ao Drokken, que contribuiu com boa parte da informação que usei pra escrever isso aqui. Espero ter conseguido fazer um bom apanhado sobre o assunto, uma vez que a galera parece estar mais perdida que cego em tiroteio e não encontro informações realmente importantes sobre o assunto (pelo menos, não facilmente). E desde já, desejo a todos uma boa viagem (caso viajem) e que apertem os cintos...

8 comentários:

Guilherme disse...

Uhu, apareci duas vezes no texto, supimpa! \o/
Bem, falando sério, tá uma patifaria mesmo. Um bota a culpa no outro, e isso virou um jogo de batata-quente, só que a hora que a batata queimar, ah, colega, vai sobrar pra MUITA gente.

Foi como eu disse: sem atitude, sem resolução do problema.

Belo post, diga-se de passagem. Té mais, Mige. o/

Anônimo disse...

pois é, não to afim de ler o texto agora o_____oV
desculpa |D/
otro dia eu vejo xP
bejons ;**
chierii. . .

Davkas disse...

Então foi por isso que você puxou assunto? xD

Anônimo disse...

O aeroporto tá uma merda sim ;___;
Vou ter que ficar um dia inteiro em sampa pra poder sair do Brasil T___T

Enfim u_u
Morte à eles o_ó
*explode os aviões*

8DDD

Kisu
:***

Anônimo disse...

XD não explode os aviões não eles não tm culpa u,u/ mata o resto ò__ó\_/
Enfim,.__./ sim , sim os aeroportos tão um cuzaum u,u/, eles ja eram 8D mas soh pq deu na globo eh q tdo mundo tah dando em cima u,u/
Culpem e explodam a mídia a_a\_/

Anônimo disse...

Eu temo sim, a falta de assunto que as pessoas tem hoje em dia XD A notícia mais emocionante dessa semana foi aquela do cruzamento de cavalo com zebra XD

Política e seus aviões que morram o.õ

Unknown disse...

eu te disse que achava tudo isso uma grande piada =P

brasileiro é povo ruim :/ *brasileira, mas é verdade*
povo sem atitude u.u/
e é por isso que nosso país está como está =DD~~

MagusDiablo disse...

É mais uma loucura total esse lance dos aeroportos. E logo agora, que eu queria tentar entrar num avião e perder o medo. Mas tá bem legal o post mesmo! Abração, Mige!